Exclusivo

Estudo indica quando RSC-287 deve ser duplicada entre Santa Maria e Santa Cruz


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O estudo da consultoria KPMG, divulgado nesta quinta-feira pelo governo do Estado, traz novos detalhes de quando devem ser feitas as duplicações de cada trecho da RSC-287, entre o trevo do aeroporto de Santa Maria e Tabaí. Em março, quando lançou o programa RS Parcerias, o governo gaúcho havia informado apenas que a duplicação dos trechos urbanos da RSC-287 seria feita em até 5 anos (não inclui a Faixa Nova, que ainda está fora da concessão). Porém, o estudo divulgado nesta quinta indica que essas duplicações em áreas urbanas ocorram do 3º ao 5º ano de concessão, o que deve ser de 2023 a 2025. Em Santa Maria, o estudo prevê duplicação da saída da cidade em direção a Porto Alegre. Mas será só 1,5 km, do trevo do Aeroporto em direção ao pórtico do avião, o que deve ser feito só em 2025, no 5º ano de concessão, de acordo com o estudo. Essas previsões levam em conta a projeção do governo de que a licitação ocorra este ano e a empresa vencedora assuma a concessão no início de 2020.

População deve opinar sobre projeto de pedágio e duplicação da 287. Veja como

Além disso, o Estado havia divulgado em março que a duplicação total dos 204 km da rodovia ocorreria nos primeiros 11 anos de concessão, que vai durar 30 anos. No documento divulgado nesta quinta, está previsto que será duplicado primeiro o trecho entre Tabaí e Santa Cruz do Sul, entre 2026 e 2028. Já duplicação entre Santa Cruz e Santa Maria deve ocorrer entre 2028 e 2031, segundo o que prevê o estudo da KPMG. Porém, a duplicação ocorrerá só até o trevo do aeroporto, no entroncamento entre a RSC-287 e a Faixa Velha de Camobi (ERS-509). Por isso, entidades e autoridades de Santa Maria já estão se mobilizando para pressionar o governo do Estado a incluir a Faixa Nova de Camobi na concessão, para que possa ser duplicada também.

AS DUPLICAÇÕES PREVISTAS EM CADA TRECHO

  • Duplicação dos trechos urbanos da 287 em até 5 anos (não inclui a Faixa Nova, que ainda está fora da concessão).
  • Estudo divulgado ontem prevê que duplicações urbanas ocorram do 3º ao 5º ano de concessão, o que deve ser de 2023 a 2025. Em Santa Maria, estudo prevê duplicação da saída da cidade. Mas será só 1,5 km, do trevo do Aeroporto em direção ao pórtico do avião, o que deve ser feito só em 2025
  • Duplicação entre Tabaí e Santa Cruz deve ser feita entre 2026 e 2028 
  • Duplicação entre Santa Cruz e Santa Maria deve ocorrer entre 2028 e 2031, segundo o que prevê o estudo da KPMG

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Não há previsão de liberação da Avenida Liberdade, onde caiu muro de quartel Anterior

Não há previsão de liberação da Avenida Liberdade, onde caiu muro de quartel

61 vagas de emprego para sexta-feira em Santa Maria Próximo

61 vagas de emprego para sexta-feira em Santa Maria

Geral